Nossa creche atende, prioritariamente, e em caráter de filantropia, através de ações voluntárias da comunidade, a crianças e adolescentes carentes e seus familiares, em sua maioria residentes em uma vila de extrema pobreza, conhecida como “Vila Ferraz”. O atendimento a estas crianças permitem que os pais possam desenvolver atividade remunerada para suprir necessidades básicas, diminuindo incidências de droga, alcoolismo, prostituição, marginalidade e criminalidade. Através dessa ação os voluntários e funcionários da instituição conseguem aproximação com os familiares, estabelecendo relação de harmonia e sociabilidade. A principal atividade desenvolvida atualmente é a Educação Infantil, conforme detalhamento de atendimento abaixo.
Em abril de 1992, foi fundada a Creche Irmã Fabíola. Em dezembro de 2007, recebeu a autorização para funcionamento passando a integrar o Sistema Municipal de Educação, para atender as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos na Educação Infantil.
A Creche tem como diretriz o ensino centrado no aluno, ensino este que respeita o seu momento de aprender e o seu ritmo individual, procurando utilizar uma dinâmica onde a criança é o principal agente do seu desenvolvimento integral.
A CRECHE ESPÍRITA IRMÃ FABÍOLA, órgão assistencial do Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Fabíola, reconhecido como de utilidade pública municipal, desenvolve as seguintes atividades:
FINALIDADE: Assistência a criança e a seus familiares, permitindo que os pais exerçam atividade remunerada, melhorando a condição social de toda a família.
REGIME DE ATENDIMENTO: Semi-internato, das 08:00 às 17:00 horas;
QUANTIDADE DE CRIANÇAS: Atualmente atendemos a 86 crianças;
TIPO DE ASSISTÊNCIA: Banho, alimentação, reforço escolar, lazer, evangelização, acompanhamento psicológico e assistência odontológica. O atendimento médico é realizado pelo serviço de saúde pública assim como a formação educacional e feita através das escolas públicas.
PROJETO FUTURO: Qualificação profissional do adolescente, ao atingir a idade apropriada, permitindo que o mesmo inicie seu processo de aprendizagem para ingressar no mercado de trabalho (cursos de informática, assistência técnica em computadores, corte e costura, artesanato, pintura, bordado, salão de beleza, dentre outros).
ORIGEM DOS RECURSOS: A principal fonte de receitas decorre de doações espontâneas da iniciativa privada (pessoas e empresas) por ser um trabalho assistencial, sem fins lucrativos. Mantemos convênio com a Secretaria de Trabalho e Ação Social que, em menor parte, também contribui para a manutenção do trabalho. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente também tem auxiliado em reformas e ampliação das instalações. Realizamos eventos, tais como festival de tortas, jantares, bingos, e outros, para complementar a receita, atualmente inferior às despesas.
MAIOR NECESSIDADE: Aumentar as fontes de recursos que possibilitem cobrir as despesas normais de manutenção, ainda superiores às receitas, e gerar sobra de recursos para a retomada das obras de ampliação, visando o trabalho com o adolescente.
Desde já antecipamos agradecimentos e ficamos na expectativa de que possamos sempre somar esforços na consecução de nossos objetivos.