O Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Fabíola nasceu a partir da realização de tarefas de evangelização infantil e enxovalzinho para recém-nascidos, na residência de Dona Terezinha Fontes Patto, em Santa Luzia-MG.
O espírito de Fabíola, hoje mentora do grupo no plano espiritual, em reunião mediúnica na Casa Irmão Mateus, em Belo Horizonte (MG), envia uma mensagem às tarefeiras, que desanimadas por objeções impostas pelo marido de Dona Terezinha à continuidade das tarefas, pensavam em interrompe-las. A mensagem de Fabíola pedia que continuassem com as tarefas e fundassem um grupo de estudos do Evangelho e da Doutrina dos Espíritos, pois este grupo já existia no plano espiritual.
Não havia mais espaço para dúvida naqueles corações: em 12 de agosto de 1982 foi fundado o Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Fabíola, ainda na residência de Dona Terezinha Fontes Patto, e realizado inclusive o registro em cartório. Houveram momentos muito difíceis, onde apenas Dona Terezinha desenvolvia as tarefas e realizava os estudos sem a presença de nenhum outro companheiro encarnado: apenas ela e a espiritualidade. Entretanto, depois de muita persistência e inigualável boa vontade, o grupo foi crescendo com a chegada de novos tarefeiros.
Teve sede em diversos endereços, todos alugados, até que o Sr. Rossine Ferreira do Amaral, companheiro ainda ativo no Movimento da Fraternidade, encaminhado pela espiritualidade superior, procurou o grupo com a intenção de doar um terreno para a construção da sede definitiva. A execução do projeto da sede do Grupo teve início pela Creche, fundada em 19.04.1992, pois esta seria – como ainda é hoje – uma das principais finalidades da sua fundação, priorizando o atendimento às crianças carentes, em sintonia com o programa traçado pela espiritualidade. Hoje sabemos que Fabíola é reconhecida no plano espiritual como a protetora dos órfãos, dedicando especial atenção e amor aos pequeninos físicos e espirituais.
Transcrevemos abaixo trecho extraído de um relato sobre a fundação e existência do grupo por Dona Terezinha Fontes Patto, sua fundadora, cuja versão completa encontra-se disponível na biblioteca, em nossa sede:
“Escrevendo este relato, aflorou-me a emoção e com lágrimas em meus olhos vibro por todos que estiveram conosco no princípio e no decorrer de todo esse tempo. Muitas pessoas passaram por esta Casa e pelos que estão até hoje e pelos que ainda virão, ofereço minha prece”.
Paz de Cristo para todos
Terezinha Fontes Patto.